Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Consulte mais informações no Aviso Externo de Privacidade.

Fale com um consultor de vendas pelo Whatsapp


Tendências na Moda

Inscreva-se
Online Voltar

Tendências na Moda

Duração: 12 meses

Titulação: Pós-Graduação

A pós-graduação em Tendências na Moda explora o arcabouço de técnicas para mapeamentos e pesquisa, em um amplo espectro social, cultural e comportamental de um determinado público-alvo, a fim de gerar prospecção de futuros cenários para a moda. Além da definição de tendências, o curso trabalha as estratégias e ferramentas para o planejamento, registro e comunicação das informações e resultados obtidos durante os projetos na área.

Conheça nosso modelo de ensinar

Coolhunting e Pesquisa de tendências na moda

Tendência, macrotendência e contratendência na moda. Ciclos de tendência: ciclos curtos e longos, teoria do “trickle effect”. Coolhunting, trendhunting, trend forecasting e outros, além de outros tópicos relacionados.

Registro e comunicação de moda

Conceitos gerais em comunicação e estratégias de comunicação em moda. Mídias digitais e sua utilização na área da moda. Branding e identidade de marca em moda: posicionamento, propósito e valor de marca, e outros temas relevantes.

Portfólio de moda

Desenvolvimento de portfólio de moda: portólio digital e físico; conhecimentos básicos em diagramação e organização de texto e imagem em suporte; entendimentos gerais em impressão de peças gráficas. Plataformas e estratégias para divulgação de portfólio, e outros tópicos relacionados.

Para quem esse curso é indicado

Profissionais das áreas de Moda, Marketing e Comunicação, designers, criativos em geral e interessados em atuar no ramo da Moda.

Conheça nossa metodologia inovadora

Assista ao vídeo e ganhe condições exclusivas!

Tenha aulas online e encontros síncronos, estudando com tutores para acompanhamento dos projetos e curadoria de materiais como artigos e podcasts.

Inscreva-se Fale com um consultor

Detalhe pós-graduação Condições exclusivas para você

Módulos

  • Neurociência: história, relações com a criatividade.
  • Percepção, pensamento, comportamento e emoção.
  • Criatividade: conceitos, história, inteligências múltiplas, estímulos, técnicas e processo.
  • Cérebro e criatividade.

Professor: Em definição

  • Planejamento e a gestão de projetos como processo estratégico nas empresas, com objetivo de fortalecer as relações entre as diferentes áreas do ambiente corporativo, de impulsionar o negócio no mercado, e promover a cultura de inovação empresarial.
  • Avalia conceitos básicos aplicados à gestão financeira, que impactam no processo de tomada de decisão e mensuração de resultados, e aplicação do conceito de Business Design para a construção de modelos de negócios para a solução de problemas.

Professor: Em definição

  • Desenvolvimento de pesquisa e conceito para geração de projetos em moda.
  • Ferramentas e técnicas para apresentação e representação de processos de projetos em moda.
  • Técnicas de representação bi e tridimensional para projetos de moda.
  • Representação técnica de vestuário e produto de moda.
  • Fotografia de moda: editorial de moda, fotografia de beleza, fotografia comercial de moda e fotojornalismo de moda; técnicas de fotografia e iluminação; direção de modelos; edição de fotografia de moda para portfólio.
  • Desenvolvimento de portfólio de moda: portólio digital e físico; conhecimentos básicos em diagramação e organização de texto e imagem em suporte; entendimentos gerais em impressão de peças gráficas.
  • Plataformas e estratégias para divulgação de portfólio.

Professor: Fabricia dos Santos Figueiró Gabriela Ordones

  • Principais aspectos do direito aplicado aos negócios de Design e moda: propriedade intelectual, contratos dos principais modelos de negócios, responsabilidades trabalhistas e direito societário.
  • Direitos autorais, propriedade intelecutal, compartilhamento de ideias, plataformas open source e legislação aplicada.

Professor: Livia Buendia

  • Teorias, técnicas, códigos e ambientes da comunicação digital.
  • Relacionamento e diálogo.
  • Informação em novas mídias.
  • Coletivização e personalização da informação.
  • Comunicação digital imersiva.
  • Conectividade, usabilidade e navegabilidade.
  • Arquitetura da informação.
  • Comunicação e design de interação.
  • Processos envolvidos no planejamento da comunicação digital.
  • Ecossistema do conteúdo.
  • Consumidor digital.
  • Engajamento e conveniência.
  • Interação e experiência.

Professor: Isadora Ortiz de Camargo

  • Introdução ao cenário das tecnologias exponenciais e panorama de seus impactos no futuro próximo.
  • Estudo dos conceitos de tecnologia e exponencialidade.
  • Análise dos principais fenômenos tecnológicos contemporâneos e seus impactos nas diferentes áreas do desenvolvimento humano.
  • Inteligência artificial, big data, nanotecnologia, biotecnologia, robótica, blockchain, internet das coisas, fabricação digital e cultura maker.
  • Aplicação do pensamento exponencial e novas tecnologias no planejamento, gestão e automação de organizações, empresas e indústria.
  • Visões para o futuro do trabalho, empregabilidade e empreendedorismo.
  • Reflexão sobre as previsões de um futuro próximo, a iminiencia da singularidade tecnológica e os desafios da humanidade para século XXI.

Professor: Nivaldo Aureo Nascimento da Silva

  • Tendência, macrotendência e contratendência na moda.
  • Ciclos de tendência: ciclos curtos e longos, teoria do "trickle effect".
  • Cenários e movimentos culturais dos séculos XX e XXI: da geração dos baby boomers às crianças índigo.
  • Coolhunting, trendhunting, trend forecasting e outros.
  • Ferramentas para pesquisa em tendências de moda: pesquisa de observação, pesquisa de mercado e estilos de vida, técnicas etnográficas, netsearching.
  • Desenho da pesquisa: problema, concepção, repertório e aplicação de ferramentas.

Professor: Flávia Virginia (UniBH)

  • Conceitos gerais em comunicação e estratégias de comunicação em moda.
  • Mídias digitais e sua utilização na área da moda.
  • Branding e identidade de marca em moda: posicionamento, propósito e valor de marca; estudo e pesquisa do usuário; personalidade, tom de voz e DNA de marca em moda; experiência de marca nos meios físicos e digitais; experiência do consumidor em pontos de contato com a marca (loja física, unboxing experience, entre outros).
  • Elaboração de plano de comunicação em moda: pesquisa do público-alvo, comportamento do usuário e posicionamento de mercado; desenvolvimento de estratégias, alvos e eixos de comunicação; planos de ação e cronogramas de ação.
  • Compreensão do processo de registro de marcas de moda e patentes de produtos de moda. Lei de propriedade industrial.
  • Remixagem e plágio na indústria da moda.

Professor: Jane Leroi

Veja o programa completo

Conheça nossa metodologia inovadora

Assista ao vídeo e ganhe condições exclusivas!

Tenha aulas online e encontros síncronos, estudando com tutores para acompanhamento dos projetos e curadoria de materiais como artigos e podcasts.

Inscreva-se Fale com um consultor

Detalhe pós-graduação Condições exclusivas para você

Livros background Pós-Graduação

Unisul: estude com a qualidade da Universidade mais inovadora de Santa Catarina

Novos tempos exigem novos métodos. Para se destacar no mercado, você precisa de um ensino voltado para as suas necessidades e para as demandas atuais.

Conte com estrutura completa, corpo docente qualificado e metodologia arrojada, em que você propõe soluções para problemas reais. Acrescente qualidade e inovação no seu currículo com os nossos cursos de pós-graduação.

Educação disruptiva

atividades 100% on-line: plenárias com experts, encontros com desenvolvimento das habilidades socioemocionais e problematizações do mundo do trabalho, como ferramentas de aprendizagem.

Certificações intermediárias

ao término de cada módulo, inclua no seu currículo as novas habilidades e competências desenvolvidas.

Mentoria

encontros semanais ao vivo com um mentor da área, trazendo mais expertise e network para você.

Projeto de Vida e Carreira

associe o aprendizado com o acesso a uma plataforma que aproximará você de oportunidades no mundo do trabalho.

Ensino Digital

valorize seu tempo com uma experiência de aprendizagem integrada, personalizada e sem fronteiras.

Saiba mais sobre a nossa metodologia

Qualidade comprovada por quem estuda com a gente

Conheça nossas unidades

Novos tempos exigem novos métodos. Para se destacar no mercado, você precisa de um ensino voltado para as suas necessidades e para as demandas atuais.

Conheça todas as unidades que você terá acesso para estudo.

*Nem todas as unidades poderão oferecer este curso.
  • Araranguá
  • Balneário Camboriú
  • Braço do Norte
  • Florianópolis
  • Florianópolis Continente
  • Florianópolis Dib Mussi
  • Florianópolis Itacorubi
  • Içara
  • Itajaí
  • Pedra Branca
  • Tubarão

Cronograma dos Encontros no ambiente digital Ao Vivo

Confira o investimento necessário

Pós-Graduação

PÓS-GRADUAÇÃO UNISUL. PORQUE UM NOVO MUNDO VEM AÍ.

De R$ 9.192,80

24x R$ 306,43

à vista (5%) R$ 6.986,53
Ver todas opções de pagamentos

Confira as opções de parcelamento

  • 12x

    R$ 612,85

  • 18x

    R$ 408,57

Voltar

Você também pode fazer um módulo do curso

Um Ecossistema para uma formação única

Nossa missão é criar uma conexão com todas as pessoas que pensam sobre educação, favorecendo o aprendizado, a troca e o crescimento.

No nosso ecossistema, o aluno está no centro das atividades, por meio de uma comunidade de aprendizagem que une infraestrutura, metodologia e instituições de renome nacional e internacional.

Ainda ficou com dúvidas sobre o nosso curso?

Para os Cursos de 06 & 12 Meses: Em regra, os cursos de Pós-graduação Lato Sensu possuem 360h, cumprindo a carga horária exigida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Como exceção, temos os cursos que, além de seguirem a carga horária exigida pelo MEC, também precisam seguir as diretrizes propostas pelos respectivos conselhos profissionais. São eles:

-Especialização em Anestesiologia de Pequenos Animais: práticas profissionais (424h)

-Especialização em Clínicas Médicas de Pequenos Animais: práticas profissionais (800h)

Para os Cursos de 06 & 12 Meses: Temos três formatos de Programas de Pós-graduação Lato Sensu, objetivando atender a sua necessidade de tempo para a sua formação:

– Cursos com 06 meses de duração: Tempo mínimo de integralização é de 01 semestre.

– Cursos com 12 meses de duração: Tempo mínimo de integralização é de 02 semestres.

– Cursos de Aprimoramento Profissional: Tempo mínimo de integralização é de 04 semestres.

Para os Cursos de 06 Meses: Você terá o período de seis (06) meses para concluir o curso e obter aprovação nas Unidades Curriculares (Nanodegrees e nas Experiências).

Para os Cursos de 12 Meses: Você terá o período de doze (12) meses para concluir o curso e obter aprovação nas Unidades Curriculares (Nanodegrees e nas Experiências).

Para os Cursos de 06 & 12 Meses: Os cursos de Pós-graduação Lato Sensu estão organizados em 10 áreas de conhecimento:

– Arquitetura e Urbanismo & Design

– Ciências Agrárias & Meio Ambiente

– Ciências Biológicas e da Saúde

– Ciências Humanas – Educação

– Ciências Jurídicas

– Comunicação & Artes

– Engenharias

– Gestão & Negócios

– TI & Computação

– Turismo & Hospitalidade

Para os Cursos de 06 & 12 Meses: É um curso ou unidade curricular ofertado no ambiente digital, que objetiva o desenvolvimento de competências específicas para atender às exigentes demandas do mundo do trabalho e que conferem certificações profissionais rápidas ao estudante. A Pós-graduação Lato Sensu é formada por um conjunto de Nanodegrees (unidades curriculares) que compõem a carga horária total do curso.

Sim, você pode cursar o Nanodegree como curso livre, escolhendo-o de acordo com o seu interesse e necessidade e ainda utilizá-lo para dispensar conteúdo do seu próximo curso.

O nanodegree possui carga horária de 30h.

Para os Cursos de 06 Meses: Os currículos dos cursos contemplam 08 (oito) Nanodregrees (ND), cada um com carga horária de 30h, totalizando 240 horas de estudos. As demais 120 horas são compostas pelas Experiências, que acontecem de forma síncrona no ambiente digital, totalizando assim 360 horas de curso.

Para os Cursos de 12 Meses: Os currículos dos cursos estão organizados em 04 (quatro) Módulos de Estudo, sendo que cada Módulo contempla 02 (dois) Nanodegrees (ND) e 01 (um) Nanodegree Experience (ND EXP). Cada um dos Nanodegrees e Nanodegrees Experience possuem carga horária de 30h, totalizando 360 horas de estudos síncronos e assíncronos.

Para os Cursos de 06 Meses: Não temos oferta de 06 meses destes Programas.

Para os Cursos de 12 Meses: O desenho curricular dos cursos de Anestesiologia de Pequenos Animais e Clínicas Médicas de Pequenos Animais é exatamente igual a imagem apresentada na figura 2. A carga horária adicional às 360h correspondem as atividades práticas profissionais concernentes a proposta pedagógica destes cursos.

Para os Cursos de 06 Meses: As Experiências constituem excelentes oportunidades para networking (ampliação da rede de relacionamento), trocas de conhecimentos, experiências, etc. Estas Experiências são compostas por:

Plenária: A cada Nanodegree teremos um momento de interação síncrono com um expert (professor especialista no assunto), no qual o estudante pode aprofundar seu conhecimento, esclarecer suas dúvidas, trocar experiências, etc. Nesta Experiência, o estudante é matriculado automaticamente e a oferta ocorre ao fim de cada um dos Nanodegrees.

Problematização: Trata-se de uma metodologia de aprendizagem da nova era do conhecimento, onde o estudante, em grupos de trabalho, irá experienciar a identificação de questões-chave e fazer o mapeamento de problemas mobilizando suas hard skills (habilidades técnicas).

Viagem: É uma forma de aprender explorando as softs skills, que são habilidades comportamentais, indispensáveis ao profissional do mundo atual e muito requeridas pelas empresas.

Roda Viva: São debates temáticos, que acontecem com a presença de um profissional (figura central da “Roda Viva”) e que dialoga com mediadores, também convidados. A “Roda Viva” articula várias áreas de conhecimento e está diretamente relacionada com o cenário atual da profissão.

Dual: Constituem Experiências de aprendizagem em ambientes reais do mercado de trabalho, em parceria com empresas e instituições, apoiando o estudante na sua preparação para enfrentar os desafios profissionais cotidianos.

Extensão: Amplo portfólio de cursos de curta duração e com temáticas inovadoras, distribuídos em todas as áreas do conhecimento, que possibilitam uma jornada personalizada ao estudante.

Para os Cursos de 12 Meses: As Experiências constituem excelentes oportunidades para networking (ampliação da rede de relacionamento), trocas de conhecimentos, experiências, etc. Estas Experiências são compostas por:

Encontro com o Especialista (ND): A cada Nanodegree (ND) teremos um momento de interação síncrono com um professor especialista no assunto, no qual o estudante pode aprofundar seu conhecimento, dirimir suas dúvidas, trocar experiências, etc.

Problematização (ND EXP): Trata-se de uma metodologia de aprendizagem da nova era do conhecimento, onde o estudante, em grupos de trabalho, irá experienciar a identificação de questões-chave e fazer o mapeamento de problemas mobilizando suas hard skills (habilidades técnicas).

Viagem (ND EXP): É uma forma de aprender explorando as softs skills, que são habilidades comportamentais, indispensáveis ao profissional do mundo atual e muito requeridas pelas empresas.

Plenária (ND EXP): Conduzida por um expert, é o momento de sistematização do conteúdo, encerrando o Nanodegree Experience.

Para os Cursos de 06 Meses: O conjunto das oito plenárias que ocorrem ao longo dos seis meses de curso (ao fim de cada um dos Nanodregrees) corresponde à carga horário de trinta horas (30h). As demais experiências cursadas (Roda-viva, Problematização, Viagem, Dual ou Extensão) equivalem, cada uma, a 10 horas de estudo curricular.

Para os Cursos de 12 Meses: Cada Nanodegree Experience (Problematização, Viagem e Plenária) cursada equivale a 30 horas de estudo curricular.

Para os Cursos de 06 Meses: Não, mas você deverá escolher 09 (nove) vezes dentre as 05 (cinco) Experiências (Roda-viva, Problematização, Viagem, Dual ou Extensão ) para cursar, de acordo com o planejamento de oferta das Experiências que será devidamente comunicado pela Instituição, dentro do período de integralização do seu curso, ou seja, 06 (seis) meses. Fique atento(a)!

Para os Cursos de 12 Meses: Sim, você deverá participar de todos os Nanodegree Experience previsto para cada módulo de curso, de acordo com o calendário acadêmico da turma. Fique atento(a) ao calendário disponível no Ulife!

Para os Cursos de 06 Meses: O modelo acadêmico/operacional contempla momentos de estudos síncronos (interação em tempo real com o mentor, professores especialistas – experts – e estudantes) e também momentos assíncronos, composto por um roteiro de estudos contendo vídeos, podcasts, artigos, atividades, etc.), disponíveis 24 (vinte e quatro) horas por dia, durante todos os dias da semana. Cada Nanodegree tem duração de 03 (três) semanas, com uma agenda de estudos organizada conforme apresenta a Figura 3. Vale ressaltar que os cursos de Pós-graduação com duração de 06 meses são compostos por 08 Nanodegrees, totalizando 240 horas e mais 120 horas de Experiências eletivas ao estudante.

Para os Cursos de 12 Meses: O modelo acadêmico/operacional contempla momentos de estudos síncronos (interação em tempo real com o mentor, professores especialistas – experts – e estudantes) e também momentos assíncronos, composto por um roteiro de estudos contendo vídeos, podcasts, artigos, atividades, etc.), disponíveis 24 horas por dia, durante todos os dias da semana. O curso é composto por quatro módulos. Cada módulo de estudos contém 02 (dois) Nanodegrees e 01 (um) Nanodegree Experience (conforme já apresentado na Figura 2 deste mesmo documento) e tem duração média de 08 (oito) semanas.

Para os Cursos de 06 Meses: A participação nos encontros síncronos com o(a) Mentor(a) e com o Professor Especialista da plenária não gera controle de presença. Contudo, este é um momento importante para interagir com o Mentor da Área de Conhecimento, com o Professor Especialista e demais estudantes da turma. O encontro com o mentor e a plenária serão gravados e ficarão disponíveis no Ulife para que você assista em outros momentos.

Para os Cursos de 12 Meses: A participação nos encontros síncronos com o(a) Mentor(a) e com o Professor Especialista não gera controle de presença. Contudo, este é um momento importante para interagir com o Mentor da Área de Conhecimento, com o Professor Especialista e demais estudantes da turma. Os encontros serão gravados e ficarão disponíveis no Ulife para que você assista em outros momentos.

Receba os melhores conteúdos relacionados ao mercado